Stow, cujo trabalho foi influenciado pelas suas experiências com o povo indígena da Austrália em áreas remotas, granjeou elogios e influenciou outros jovens escritores como Tim Winton.
O seu quarto romance Tourmaline, um conto pós-apocalitíco sobre os efeitos de um visitante messiânico numa cidade do interior desesperada, torna explicita a influência do tauismo na sua obra. Tornou-se o centro de uma controvérsia literária com figuras tão proeminentes como Leonie Kramer e A. D. Hope que o criticaram pela sua falta de realismo e as suas tendências simbólicas e modernistas.
Stow nasceu em Geraldton, na Austrália Ocidental, em 28/11/1935, onde cresceu no seio de uma família com um longo passado colonial.
Em 1956, ainda estudante na University of Western Australia, publicou o seu primeiro romance A Haunted Land, a que se seguiu The Bystander (1957). Mais tarde considerou estes dois romances como obras da juventude e proibiu a sua republicação. Em 1957, estreou-se como poeta com o livro Act One que foi premiado com a Medalha de Ouro da Australian Literature Society.
O interesse de Stow pelas culturas indígenas cresceu, e em consequência disso passou 4 meses em Forrest River, numa Missão Anglicana, no norte de Kimberley. Em contacto com o povo Oombulgurri, tomou conhecimento do massacre Umbali de 1928 que o levou a escrever To The Islands. Na sequência desse livro venceu o prémio Miles Franklin, em 1958, o que foi uma das primeiras contribuições culturais para o processo de reconciliação.
Entre os títulos da sua obra figuram ainda:
Romances:
- The Merry-Go-Round in the Sea 1965
- Visitants 1979
- The Girl Green as Elderflower 1980
- The Suburbs of Hell 1984
- Outrider: Poems 1956–1962 1962
- A Counterfeit Silence: Selected Poems of Randolph Stow 1969
- Midnite: The Story of a Wild Colonial Boy 1967
- Midnite: The Play 1978
- we are champions 1963
- Eight Songs for a Mad King 1969
- Miss Donnithorne's Maggot 1974
Nenhum comentário:
Postar um comentário